A Sala de Orientação à Mulher Gonçalense (SOMG), inaugurada na Câmara Municipal de São Gonçalo em dezembro de 2021, vem realizando ao longo dos meses uma série de atendimentos às mulheres que necessitam dos mais diversos tipos de auxílio. Iniciativa de uma resolução da vereadora Priscila Canedo (PT) por meio da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher.
O espaço presta serviço em favor dos direitos das mulheres e fortalece a luta do município contra a violência de gênero e/ou doméstica, de modo a oferecer atendimentos gratuitos com profissionais de alta qualidade na área da psicologia, direito, assistência social, entre outros.
No relatório fornecido pela Comissão, foram registrados na SOMG 12 casos de orientação psicológica, sete casos de violência, cinco de assistência social, dez em direitos civis, dois na área da saúde e um de empreendedorismo, o que denota a variedade de acompanhamentos disponíveis do local.
Para a vereadora Priscilla Canedo (PT), a Sala de Orientação à Mulher Gonçalense (SOMG) no Palácio 22 de Setembro é uma vitória do município de São Gonçalo. “Foram meses de estudo e capacitação para atender as demandas dos gonçalenses. Temos uma equipe pronta para orientar as mulheres no que elas precisarem, seja atendimento psicológico, jurídico ou social. Precisamos divulgar cada vez mais para que todos tenham o conhecimento desse local acolhedor. É um direito nosso!”, comentou a parlamentar.
A Sala de Orientação à Mulher Gonçalense fornece assistência às terças, quartas e quintas-feiras, das 10h às 17h. Atendimentos podem ser feitos de forma presencial, no endereço Rua Dr. Francisco Portela, nº 2814, sala 126, Centro; ou pelo telefone (21) 3857-9644, e são abertos a qualquer mulher gonçalense.
A desempregada Maria de Fátima Alves Corrêa, 64 anos, conta que conheceu o local através de uma amiga, quando chegou se sentiu bem acolhida e hoje frequenta regularmente o atendimento psicológico que considera de suma importância em sua vida. ‘’Cheguei aqui praticamente sem saber quem eu era. Estava passando por uma fase muito difícil da minha vida e consegui graças a Deus esse espaço, essa porta aberta que está me acolhendo e fazendo uma mudança muito significativa na minha vida”, declarou a moradora do bairro de Santa de Izabel.