O Poder Executivo sancionou o Projeto Lei Nº 0133/2022, proposto pelo presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Lecinho (MDB), e coautoria dos vereadores Nelsinho (Avante), Bruno Porto (Cidadania) e Mariangela Valviesse (União Brasil), que dá a Escola Estadual Municipalizada Guaxindiba para a Escola Municipal Professora Marlene Salgado de Oliveira.
A unidade de ensino no bairro de Guaxindiba agora homenageia a educadora gonçalense, fundadora de conceituados estabelecimentos de ensino, como o colégio Dom Hélder Câmara e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), onde atuou como reitora e professora. Esta faculdade que hoje já possui campus em diversas unidades da federação, como Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e Bahia e tem São Gonçalo como sua sede central.
Além disso, Marlene também foi colunista do jornal O São Gonçalo, na coluna ‘‘Recado da Professora’’, e foi reitora do Centro Universitário do Triângulo, a Unitri, em Uberlândia-MG. Em seu discurso, o autor do projeto, presidente do Poder Legislativo, o vereador Lecinho (MDB), justificou com base em toda a caminhada de Marlene Salgado, que tinha presença marcante na área da educação principalmente nos municípios de Niterói e São Gonçalo.
‘’Marlene era uma professora e empresária de sucesso, além de uma apaixonada pelo mundo das artes, expandiu a sua universidade para todo o Brasil em um momento onde nem todos tinham acesso ao ensino superior. A Universo foi fundada em São Gonçalo quando a cidade só possuía uma universidade. A reitora da Universo será sempre lembrada pelos moradores da cidade e veremos em seu legado inspiração de empreendedorismo, será para sempre uma grande personalidade gonçalense’’, enfatizou o presidente da Câmara.
Lecinho também enfatizou a relação que a educadora possuía com o município, e por isso a homenagem do Poder Legislativo em forma de nome de um colégio municipal se faz como um ato de agradecimento da cidade aos serviços prestados por ela em prol de nossos cidadãos.
“Como educadora, Marlene dedicou toda sua vida para a cidade em que ela construiu toda a sua caminhada, e deixou um verdadeiro legado na história de São Gonçalo. Como reitora a Marlene era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-la. Dessa forma, posso afirmar que a senhora Marlene foi responsável pela formação de gerações de profissionais e cidadãos.’’ encerrou.
Um dos coautores do projeto, o vereador Bruno Porto (Cidadania), relembrou a época em que foi estudante da Universidade Salgado de Oliveira e pôde completar duas graduações, além de ter a oportunidade de trabalhar e conviver com a família da homenageada.
‘’Eu entro na coautoria deste projeto por tudo que dona Marlene significou para esse município desde a criação do colégio Dom Hélder Câmara até a faculdade Universo, uma grande potência espalhada pelo Brasil. Eu conheci a dona Marlene no ano de 2000 quando eu fui convidado para trabalhar pelo professor Joaquim de Oliveira, e tive oportunidade de conhecer a Marlene e conviver com sua família, tive a oportunidade de fazer minhas duas graduações na Universidade Salgado de Oliveira e a representatividade dessa mulher é muito grande não só no município de São Gonçalo, mas em todo Brasil ela é reconhecida”, discursou o vereador.
Câmara de SG criou Medalha Educadora Marlene Salgado de Oliveira
O Poder Legislativo gonçalense aprovou por unanimidade, o Projeto de Resolução, de autoria do vereador e presidente da Casa, Lecinho Breda (MDB), e co-autoria dos outros 26 vereadores, que cria o Titulo de Mérito Legislativo Medalha Educadora Marlene Salgado de Oliveira. Além de uma homenagem a professora e criadora do Colégio Dom Hélder Câmara, que faleceu no último dia 21, o projeto é um reconhecimento aos feitos de Dona Marlene enquanto educadora.
De acordo com o texto, “a medalha em referência poderá ser concedida para aqueles que contribuírem ou prestarem serviços relevantes e marcantes na área de Educação”. Ainda segundo o texto, cada parlamentar poderá conceder até 10 Medalhas Marlene Salgado de Oliveira por legislatura.
Em justificativa pelo projeto, Lecinho afirmou no texto que Dona Marlene “será para sempre uma grande personalidade gonçalense, pois, como educadora dedicou toda a sua vida para a cidade em que ela construiu toda sua caminhada, deixando um verdadeiro legado na história do município”.