O presidente da Academia Fluminense de Letras (AFL), Waldenir de Bragança, foi homenageado duplamente na noite desta sexta-feira (23) na Câmara Municipal de São Gonçalo. O presidente da Casa, vereador Diney Marins, entregou Moção de Congratulações pelo centenário da AFL ao ex-prefeito de Niterói, que também recebeu o Titulo de Cidadão Gonçalense das mãos do vereador José Carlos Vicente.
Diney enalteceu a Academia Fluminense de Letras, fundada por um grupo de intelectuais idealistas, com o objetivo de promovera a cultura, as ciências sociais e as artes. “A valorização do idioma e das letras nacionais, assim como preservar a memória da história literária, especialmente do Estado do Rio de Janeiro, entre outras, foram as bandeiras de grandes imortais, como Euclides da Cunha, José Cândido de Carvalho, Oliveira Viana e Alberto Torres”.
Antes de ser declarado Cidadão Gonçalense, o vereador José Carlos Vicente, justificou o título lembrando o currículo de Waldenir de Bragança: “Grande médico, advogado, jornalista, acadêmico, escritor, deputado estadual e prefeito de Niterói. Waldenir deveria ter nascido com sementes. São Gonçalo tem a honra de tê-lo agora como seu novo cidadão”.
Participaram do evento, o presidente da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências ( Aglac), Décio Machado, os escritores, historiadores e poetas Oton São Paio, Gilberto Cunha, Helter Barcellos, entre outros, a juíza de Direito, Denise Apolinário, o secretário de Educação, Diego São Paio, o presidente da OAB-SG, Eliano Enzo, o empresário e médico, Aécio Nanci Filho, e os vereadores Seu Marcos, Salvador Soares, Getúlio Brito e Misael da Flordelis. O evento foi encerrado com apresentação do Coral Oficina da secretaria municipal de Educação.
Obras de artes, como pinturas, e dezenas de livros dos imortais, foram expostos no recém inaugurado Espaço Cultura George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha da Câmara Municipal de São Gonçalo.