A Câmara Municipal de São Gonçalo aprovou de forma unânime nesta terça-feira (08/01), Dia Internacional das Mulheres, uma moção de repúdio às declarações machistas e misóginas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) sobre as refugiadas ucranianas.
A votação simbólica uniu parlamentares da base governista e da oposição. Em áudios trocados com amigos em um grupo de conversas pela internet, Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, afirmou, entre outras coisas, que as mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres”.
Arthur do Val confirmou a autoria dos áudios. Após o vazamento das mensagens, o deputado pediu desculpas, disse que o que falou foi um erro e abandonou a pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo. As falas foram alvo de críticas de políticos e personalidades.
As gravações circularam pelas redes sociais. Nesta terça, o Podemos anunciou a desfiliação do deputado. Durante a sessão, o vereador Jorge Mariola (Podemos) criticou as falas de Arthur do Val – e pediu que ele tivesse o mandato cassado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Além de enviar ofício pedindo providências à Alerj, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Embaixada da Ucrânia e para a presidência nacional do Podemos.
“São atos de um parlamentar que deveria defender toda a sociedade e nos envergonha internacionalmente. Essa moção de repúdio está sendo analisada em um momento simbólico. Ele já não pertence mais ao nosso partido, mandamos toda a nossa solidariedade às mulheres ucranianas que estão sofrendo com essa guerra terrível e também a todas as mulheres do nosso País”, declarou o autor da proposta.