O vereador Dr. Armando Marins (PSC), reeleito para exercer o terceiro mandato consecutivo, fez um balanço das suas ações de vereador em 2020. Segundo Armando, os desafios que se apresentaram para o mundo, neste ano, modificaram a vida de todas as pessoas e fizeram com que as ações do Legislativo também fossem revistas, a fim de que a população mais carente não ficasse desamparada em meio a pandemia.
Foi pensando nisso que o Dr. Armando Marins fez proposições voltadas para a proteção das pessoas mais vulneráveis, como a Lei 1192/2020, que criou o Programa Ação Voluntária de Doação de Sangue dos funcionários públicos de São Gonçalo durante a pandemia. A lei tem como objetivo manter os estoques de sangue abastecidos e, desta forma, proteger a saúde das pessoas.
A lei 1170/2020, que autorizou a prefeitura a solicitar hotéis, motéis, pousadas e outros meios de hospedagem da rede privada para viabilizar o isolamento social e outros tratamentos médicos, enquanto durar o estado de emergência no município, também é de autoria do vereador Armando Marins. Neste caso, a lei beneficia diretamente a população em situação de risco, moradores da periferia e profissionais da saúde.
Outras iniciativas, no entanto, também foram importantes e marcaram o último ano do segundo mandato do vereador. Desde o início deste ano, todas as crianças da rede pública municipal de São Gonçalo têm a opção de aprender a arte da capoeira na própria escola. A lei 1147 de 2020 já está em vigor e visa a valorização da cultura brasileira, através da disseminação dos conhecimentos sobre a arte da capoeira, bem como integrar a comunidade à escola, promover a inclusão e tornar a escola mais atrativa para o aluno, oferecendo a ele alternativas para o desenvolvimento de atividades nos diferentes períodos de estudo. O vereador informou que, com a suspensão das atividades presenciais por causa da pandemia do Coronavírus, as aulas de capoeira ainda não aconteceram nas unidades escolares, mas a ideia é que a lei “saia do papel” tão logo os alunos retornem para as escolas.
Dos 21 projetos de lei apresentados em 2020, o vereador Dr. Armando Marins teve 11 aprovados pela Câmara e quatro já foram sancionados este ano. Também foram entregues dez moções de aplausos, 57 títulos de Mérito Legislativo Pastor Moysés Soares da Fonseca, cinco títulos legislativos Medalha Joaquim Lavoura e 14 indicações legislativas. Nesse período, cerca de 160 pessoas tiveram suas solicitações atendidas através do trabalho do gabinete do vereador. Dr. Armando ainda tem 132 projetos de lei em análise nas comissões.