Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Centro Cultural George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, da Câmara Municipal de São Gonçalo, realizou uma palestra na tarde de hoje, sobre “Prevenção e solução para diminuição da violência contra as mulheres”, com Palestrante – Rafael Cristiano Ribeiro. E, uma homenagem para a delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher de São Gonçalo (DEAM), Dra Débora Rodrigues, que falou sobre a violência contra as mulheres.
“Quem mata essa mulher? Em a cada 10 dos casos de mortes dolosas, intencionais, 7 quem mata é um ex-namorado, companheiro, vizinho. E o que acontece 58% dos feminicídios, são praticado até três meses depois do término. Essa morte é evitável, que falamos. Costumo dizer que o lugar mais perigoso é a nossa casa. O risco de ser morta e estuprada é maior do que na rua. Quando vejo os casos de estupro da DEAM de SG, os casos acontecem em casa. Vivemos em um país violento, que no trânsito não podemos reclamar que você apanha. É um país machista, o homem acha que possui a mulher. Por isso, é importante o feminismo, para a luta pela igualdade de oportunidade”, explicou a delegada, homenageada com a “Medalha Mulher Destaque”.
Para o presidente da Câmara, Diney Marins, garante que a agenda em homenagem à mulher é mais que justa e tem como objetivo principal a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. “A competência levou a mulher a conquistar espaços, ganhar respeito e a sonhar mais. Hoje, a mulher está presente em tudo, e essa presença se multiplica em cada sonho alcançado”, disse.
PALESTRA – Com o tema: “Prevenção e solução para diminuição da violência contra as mulheres”, o palestrante – Rafael Cristiano Ribeiro (Professor e Educador, pós-graduado em Gestão de Marketing Educacional, Mestre em Artes Marciais), falou sobre a importância do ensino das artes marciais no processo de prevenção a violência contra a mulher, estudo do comportamento ( Eu e do Mundo), conhecimento do nosso corpo e nossas limitações e a importância das artes marciais como prevenção e para a vida.
O Professor Rafael Cristiano Ribeiro, deu um curso de capacitação e prevenção, em defesa pessoal para algumas das homenageadas do dia. São elas: Janaína Ribeiro, Lúcia Rodrigues, Juliana Navarro e Fabiana Marinho.
Participaram do evento também cerca de 30 alunos do Colégio Nilo Peçanha. A Professora de História, Maristela Pinto de Oliveira, falou sobre a importância do evento para os alunos. “Achei importante os alunos entenderem a importância da palestra, por gostarem de praticar esportes e entender que essa prática jamais pode ser usada como forma de violência”, disse a professora.