Em celebração pelo Dia Internacional do Xadrez que foi comemorado no último dia 19, o Centro Cultural Savalla Gomes- Palhaço Carequinha recebeu na tarde desta sexta-feira (22), um torneio de eliminação de xadrez, uma oficina de origami e também a abertura de uma exposição temática que ficará exposta até o dia 29 de novembro.
A competição foi idealizada pelo grupo Xeque Mate do Ciep 240 – Professor Haroldo Teixeira Valladão, (Escola Estadual Municipalizada) que fica no bairro Almerinda, em São Gonçalo. O Ciep é a unidade de ensino onde estudam os alunos responsáveis pelo desenvolvimento dos trabalhos que estão expostos.
De acordo com o professor Ronan Pereira que ministra aulas de Educação Artística na escola, a ideia de transformar o trabalho dos alunos em exposição surgiu para mostrar o comprometimento dos estudantes com a arte.
“Primeiro nós criamos um espaço de exposição na própria escola. Depois a professora Inês soube do projeto, e logo procurou oferecer uma magnitude maior para ele. Foi assim que viemos parar no espaço da Câmara Municipal”, relembrou.
Ronan Pereira destacou que a exposição visa dar valor ao trabalho que os estudantes fazem dentro da escola.
“Por muitas vezes, toda a riqueza do que é produzido nestes trabalhos fica dentra da escola. O bom da exposição é isso, podemos mostrar para a comunidade e a sociedade como um todo o que nossos alunos são capazes de fazer. É necessário ressaltar que dentro das comunidades existem valores incríveis que devem ser regados. O resultado é esse e nós estamos muitos felizes com o que alcançamos”,avaliou.
Ainda segundo o professor, os estudantes ficaram surpresos quando souberam que os seus trabalhos iriam ficar expostos em um órgão público.
“Levamos cerca de dois meses desenvolvendo os trabalhos. Não foi algo rápido, envolveu muita percepção, estudo e escolhas, todas que fazem parte do conceito do que o próprio xadrez trabalha. Quando eles viram tudo pronto, perceberam a real importância do que estavam fazendo. É algo que mexe muito com a auto-estima dos alunos. Todo o meu trabalho é esse, ajudá-los a mudar o contexto social em que eles vivem através da arte”, destacou.
A professora Inês relembrou a importância do projeto e destacou o apoio do vereador Professor Paulo.
“Um dos parceiros do projeto Xeque- Mate quando ele iniciou em 2017, foi o vereador Professor Paulo. Ele doou para a escola tabuleiros e peças para que os alunos pudessem começar o projeto e também o encorajamento para os estudantes”, pontuou.
O parlamentar parabenizou os professores pelo excelente trabalho e enfatizou que em nome do presidente da Câmara, o vereador Diney Marins, o espaço estará sempre aberto.
“O nosso presidente é um entusiasta deste tipo de atitude e esperamos que essa parceria permaneça por longos anos. É tão difícil vermos em escola pública todos engajados por um objetivo. Esse projeto é muito importante, pois pode oferecer ao alunos desdobramentos para o futuro melhor” afirmou.
Estiveram presentes no evento alguns professores da unidade de ensino, a gestora da Escola, Sônia Castro, a diretora do Centrol Cultural George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, Lúcia Rodrigues, e o mestre Emilson Nunes representando os origamis.