O mandato do Vereador Professor Paulo (PCdoB), presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Gonçalo, em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária da Alerj, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), realizou audiência pública para tratar da Economia Solidária no Leste Fluminense e alternativas para geração de trabalho e renda.
Durante a sessão o vereador Professor Paulo demonstrou seu interesse em criar a frente parlamentar de economia solidária.
“Acho necessária a criação dessa frente parlamentar para que as trabalhadoras e trabalhadores desse ramo se sintam amparados pelo poder público municipal e tenham um canal de diálogo junto ao município, no entanto preciso da assinatura de outros edis e também de representantes da sociedade civil organizada, para que possamos assim criar a frente parlamentar de economia solidária,” disse o vereador Professor Paulo.
O deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), autor da Lei 8.351/2019 que instituiu uma política estadual visando o desenvolvimento de empreendimentos e redes de economia solidária no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, e quer estimular a criação de fóruns e conselhos municipais no Leste Fluminense também fez parte da mesa.
“Na economia solidária o trabalhador é sujeito do seu próprio meio de produção e mostra que mesmo no campo econômico é possível que as relações sejam mais horizontais, mais humanizadas e que o senso de comunidade seja maior. A ECOSOL não pode ser tratada como um conjunto de feirinhas, claro que as feiras são muito importantes, porém é muito mais que isso, é um potente vetor de geração de desenvolvimento econômico do nosso Estado,” afirmou Waldeck Carneiro.
Também fizeram parte da mesa a representante do Fórum do ECOSOL de Niterói, Celecina Rodrigues, a representante do Fórum do ECOSOL de São Gonçalo, Tarrya Araújo, o representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Luiz Antunes, o membro da frente parlamentar do ECOSOL de Niterói, Marcos Rodrigo, o coordenador do Fórum Estadual ECOSOL, Antônio Oscar e o Vereador Bispo Salvador Soares.
TEXTO: CAMILA GONELI ASSESSORA DE IMPRENSA DO VEREADOR PROFESSOR PAULO