O mandato de vereador Professor Paulo (PCdoB), presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara, realizou na última segunda-feira (02/09) na Câmara Municipal de São Gonçalo, uma audiência pública que discutiu a situação das bibliotecas escolares no município e o fechamento da biblioteca municipal.
Compondo a mesa, além do Vereador Professor Paulo, estava o Secretário de Educação, Marcelo Conceição Azeredo; o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Marcelo Marques; o presidente da Frente Parlamentar em Prol do Livro, Leitura e Biblioteca, Waldeck Carneiro; o vice-presidente do Sindicato dos Bibliotecários do Rio, Sérgio dos Anjos; e o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de São Gonçalo, Rafael Pereira.
O Vereador Professo Paulo falou sobre a importância da leitura na formação do estudante como cidadão e solicitou ao Secretário de Educação o cumprimento da lei federal 12.244/10, que determina a instalação de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino públicas e privadas, ainda não foi cumprida no município.
“Essa audiência pública aborda um assunto que é de interesse de toda sociedade, a leitura é fundamental na vida de todos nós. É importante ressaltar que ao final de dez anos, a lei federal 12.244/10, ainda não foi cumprida em São Gonçalo. Nessa audiência, faço um grande apelo ao nosso Secretário, que junto ao governo possa fazer cumprir essa lei e que todas as escolas possam ter a sua biblioteca o seu bibliotecário, para que nossos alunos sejam atendidos como devem ser,” apelou o Vereador Professor Paulo.
O Secretário de educação mostrou interesse em ajustar o município a está lei federal até 2020. Ele confirmou que a proposta já foi encaminhada à Secretaria Municipal de Administração, e que posteriormente irá enviar à Câmara Municipal, já que a ideia é que estes profissionais sejam incluídos no próximo concurso público. Ele também falou sobre a reinauguração da Biblioteca Municipal, prevista ainda para o mês de setembro.
“A nossa biblioteca está indo para um local onde irá compreender um auditório para 250 pessoas, um espaço para o café literário, além de área de convivência, queremos fazer que nossos alunos da rede municipal estejam envolvidos com a leitura,” informou o Secretário de Educação Marcelo Azeredo.
O deputado Waldeck Carneiro, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Livro, da Leitura e das Bibliotecas da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ), sugeriu ao Secretário de Educação uma parceria com o governo do estado para a implantação de uma unidade das bibliotecas-parque em São Gonçalo.
“Sugiro que a instalação dessa biblioteca poderia se dar por meio de acordo entre Estado e Município no qual a Prefeitura disponibilizaria o espaço e a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC) providenciaria equipamentos e acervos,” disse o Deputado Waldeck Carneiro.
Isso é um absurdo…escola não ter biblioteca!!!!