O vereador Professor Josemar (PSOL), irá promover uma audiência pública para reabertura da Feira Nordestina de São Gonçalo será realizada na Câmara Municipal, na próxima quarta-feira (06/04), a partir das 10h. O evento contará com a participação também da Comissão de Cultura da Casa e da Secretaria Municipal de Cultura.
A Feira de Tradições Nordestinas é localizada no bairro de Neves, e está fechada desde o ano passado. Seu funcionamento foi paralisado devido à pandemia e à baixa circulação de pessoas por este motivo. Em contradição, diversos feirantes e artistas ficaram sem conseguir trabalhar por conta desse fechamento.
O vereador Prof. Josemar, junto com o secretário municipal de Cultura, Lucas Muniz, defendem a reabertura da feira, que é um polo com potencial turístico e de incremento à cultura na cidade. A expectativa é que a abertura aconteça ainda neste semestre.
“É muito importante que a Feira siga cumprindo este papel fundamental na valorização da cultura nordestina em São Gonçalo. Estamos falando também de emprego e renda, um incentivo à economia local, além de sua importância turística e no lazer dos gonçalenses”, disse o parlamentar do PSOL e morador do bairro de Neves.
Feira de Tradições Nordestinas abriu em um ano, e fechou no outro
Inaugurada em 2020, a Feira Nordestina em Neves passou por dificuldades pela época em que foi inaugurada. No mesmo ano, iniciou-se a pandemia mundial de coronavírus, que afetou a circulação de pessoas e a realização de eventos em todo o país. Logo no ano seguinte, acabou fechando suas portas, devido a estas dificuldades.
“A reabertura do Centro de Tradições Nordestinas ajuda na valorização da nossa música, da nossa arte e da nossa gastronomia. Reviver o local é também reviver a possibilidade do gonçalense ter em um só lugar, acesso à cultura nordestina”, colocou Adelino Góes, empresário cearense que vive atualmente em São Gonçalo.
A audiência pública também contará com homenagens a diversas pessoas nordestinas que fortalecem a pluralidade cultural de São Gonçalo, desde artistas independentes, até profissionais da saúde.