Foi realizada na última sexta-feira (6), uma Audiência Pública, na Câmara Municipal de São Gonçalo para discutir o uso de som automotivo em espaço público. A sessão foi presidida pelo vereador Lucas Muniz que prometeu interceder junto aos órgãos estaduais para liberação do Piscinão de São Gonçalo para realização de eventos automotivos com som, resolvendo assim a solicitação da categoria.
“Esta audiência é para separar quem faz uso do som automotivo para esporte e quem faz desordem. É um esporte que gera renda e emprego para o município”, disse o presidente Lucas Muniz.
O representante da empresa SSTcar, Carlos Henrique Lopes, falou sobre o trabalho da Liga das Equipes e que as equipes não toleram quem faz desordem pública. “Somos contra a conduta de uma minoria que usa o som para desordem, apologia ao tráfico, drogas e sexo. Nós, realizamos eventos com som, com nossas famílias, eu tenho loja, é uma categoria que gera renda para cidade. Mas é necessário separar, tanto que as equipes não aceitam que façam parte pessoas que usam o som para desordem. O nosso trabalho vai além, nos unimos para ajudar pessoas também”, explicou.
De acordo com o representante da Visual Design Charles Mello é necessário um local para realização dos eventos de forma gratuita. “Precisamos de um local que seja 0800, para colocar a entrada com quilo de alimento e assim ajudar as pessoas”, disse.
O vereador Lucas Muniz prometeu fazer a solicitação do Piscinão de São Gonçalo para fazer os encontros automotivos. “Vamos fazer um indicação legislativa solicitando o Piscinão de São Gonçalo para o uso de eventos”, prometeu o vereador.
Para o representante do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM)Capitão Valagão tem que haver um projeto de conscientização para as pessoas que utilizam o som. “Nos afeta diretamente, é caso de pertubação do sossego, recebemos muitas ocorrências. Principalmente nos finais de semana, porque o som alto gera comércio ambulante, eles estão buscando o provento de suas famílias, mas acaba se tornando um evento, atrai jovens, fecham ruas, causa aglomerações e muitas vezes as pessoas não conseguem entrar nas suas casas. Acredito que possa criar um adesivo para quem faz parte das equipes e as pessoas quando colocam esse